O Hospital Unimed-Rio, localizado na Barra da Tijuca, completou seis anos em 2018 e a data foi comemorada com a obtenção do Certificado de Acreditação com Excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O processo de Acreditação é um sistema de avaliação e certificação da qualidade em serviços de saúde. Tem um caráter eminentemente educativo e de participação voluntária, voltado para a melhoria contínua dos procedimentos e protocolos assistenciais. A certificação obtida pelo Hospital Unimed-Rio é de Nível III, a mais alta concedida pela ONA.
Outra conquista, obtida durante as mesmas visitas de avaliação do IQG, foi a manutenção do Certificado de Distinção na Identificação e Tratamento da Sepse, emitido pelo Instituto Latino Americano da Sepse (ILAS). Entende-se por sepse um conjunto de manifestações graves decorrentes de uma infecção.
O feito se deve, em grande parte, à implantação do Protocolo de Sepse, bem como à formação do time de Sepse na unidade, responsável pelo monitoramento e constante melhoria dos processos referentes ao protocolo.
Novos setores
A unidade inaugurou em 2018 dois novos setores: o de Leitos Pré-Operatórios (LPO) e o de Leitos Intensivos de Atendimento Hospitalar (LIAH). Os LPO consistem em sete leitos pré-operatórios criados com o principal objetivo de diminuir o tempo para a internação e o tempo porta-sala cirúrgica, além de trazer conforto para o paciente e, acima de tudo, agilidade e segurança anestésico-cirúrgica.
A proximidade dos LPO com a unidade cirúrgica oferece um enorme conforto para as equipes: visitas pré-anestésicas, preparos pré-operatórios, prescrições pré-anestésicas, visitas cirúrgicas, vigilância e facilidade de transporte do paciente.
O setor LIAH, por sua vez, dispõe de 10 leitos de atendimento intensivo, localizados próximos ao Pronto Atendimento do hospital, o que facilita em muito a assistência e o tempo de remoção a pacientes que chegam à unidade em estado grave.
Capacitação
Além de diversos workshops e cursos em parceria com o IBKL e também ministrados pela equipe de Educação Continuada da própria unidade, em 2018, o Hospital Unimed-Rio repaginou suas Sessões Clínicas Gerais, alcançando cada vez mais a equipe médica com temas de diferentes especialidades e a presença de importantes players do mercado.
Cuidado centrado no paciente
Envolver pacientes e acompanhantes no processo do cuidado também foi um pilar marcante e que começou a ganhar maior destaque no Hospital Unimed-Rio no ano de 2018. Desde os periódicos encontros com acompanhantes e familiares, no auditório da unidade, passando pelo início da instalação dos quadros de Cuidado Centrado no Paciente, elaboração de folheteria específica e maior estruturação de protocolos, todas as ações visaram a um maior envolvimento e participação de todos no processo do cuidado.
Exames
Em 2018, o Hospital Unimed-Rio realizou 74.665 exames de imagem, oferecidos a todos os clientes Unimed (inclusive em Intercâmbio). Já os exames laboratoriais, exclusivos para clientes Unimed-Rio (início do cartão 0037) de todas as redes, totalizaram 31.877.
Conheça os exames realizados no Hospital Unimed-Rio:
- Raio-X
- Mamografia
- Ultrassonografia
- Ultrassonografia com doppler
- Angiotomografia
- Tomografia
- Angioressonância
- Ressonância magnética
- PET-CT
- Cintilografia
- Doppler Vascular
- Ecocardiograma
- Mapa
- Holter
- Teste ergométrico
- Exames laboratoriais
- Biópsia de mama guiada por ultrassonografia
- Biópsia de tireoide (PAAF) guiada por ultrassonografia
Sobre o Hospital
- 1.933 colaboradores
- 202 leitos
- 12 salas de cirurgia, sendo uma sala híbrida e uma hemodinâmica
- Unidade de Internação
- Unidades de Terapia Intensiva
- Unidade Semi-Intensiva
- Unidade de Transplante de Medula Óssea
- Pronto Atendimento
Satisfação geral
Internação no Hospital Unimed-Rio
Pronto Atendimento do Hospital Unimed-Rio
Exames
PRONTOS ATENDIMENTOS
Mais de 220 mil atendimentos foram realizados nos dois PAs da Unimed-Rio, localizados na Barra da Tijuca e em Copacabana. Uma média mensal de cerca de 9 mil atendimentos em cada um. Juntos, eles são a maior emergência privada do Rio de Janeiro.
A Unidade Barra da Tijuca realizou cerca de 117 mil atendimentos. Já o PA Copacabana somou 107 mil atendimentos em 2018. As unidades oferecem também exames laboratoriais (a todos os clientes Unimed) e exames de imagem (exclusivos para clientes Unimed-Rio). Inclusive, somos o único plano de saúde que oferece a realização de exames laboratoriais e de imagem 24 horas por dia, todos os dias da semana, em nossos prontos atendimentos. Em 2018, foram mais de 114 mil exames externos realizados:
- Ultrassonografia
- Ultrassonografia com Doppler
- Angiotomografia
- Ecocardiograma
- Tomografia
- Exames laboratoriais
- Raio-X
- Tomografia computadorizada adulto e pediátrica – com sedação anestésica
Em números
PA Barra
* A partir de setembro de 2016
Taxa de Internação
PA Copacabana
* A partir de setembro de 2016
Taxa de Internação
Satisfação geral
PA Barra
PA Copacabana
Exames
ESPAÇO PARA VIVER MELHOR
A unidade manteve seu atendimento dentro da capacidade máxima, com a mesma qualidade de atendimento já conhecida. A grande novidade de 2018 foi o retorno do Espaço de Infusão de Medicamentos, possibilitando maior comodidade aos pacientes das Zonas Sul, Norte e Centro, que foram direcionados para atendimento na unidade.
Em números
* Início em maio de 2018
Satisfação geral
CENTRO DE EXCELÊNCIA ONCOLÓGICA
Em 2018, o Centro de Excelência Oncológica, uma parceria entre a Unimed-Rio e o Grupo Oncoclínicas, completou quatro anos. Situado na Barra da Tijuca, realizou, no ano passado, mais de 46 mil atendimentos a pacientes com câncer.
Com cerca de 4 mil atendimentos realizados a mais do que em 2017, o Centro de Excelência Oncológica oferece tratamento oncológico com serviços de oncologia clínica e hematologia.
Para saber mais, acesse: www.centroexcelenciaoncologica.com.br.
CENTRO DE EXCELÊNCIA FÍSICA
Há 5 anos, a Unimed-Rio e Francisco Javier González, preparador físico com ampla experiência, criaram o Centro de Excelência Física, unidade que traz um conceito inovador para as atividades de condicionamento físico no Rio de Janeiro. A metodologia une a prática de atividades esportivas à busca de mais saúde e qualidade de vida.
O espaço oferece alternativas personalizadas para a conquista de um bom condicionamento físico, além de contar com serviços de recuperação física, como fisioterapia, programas de reabilitação cardíaca e postural. Em 2018, foram realizados mais de 70 mil atendimentos a clientes Unimed-Rio.
Para saber mais, acesse: www.centrodeexcelenciafisica.com.br.
Sustentabilidade na Rede Própria
Algumas medidas tomadas no ano de 2018 geraram economia e contribuíram de forma importante para a sustentabilidade das nossas unidades próprias. Uma delas foi a implantação de lâmpadas de LED. No Pronto Atendimento Barra da Tijuca, houve queda de consumo de 102.551 KWh no ano com relação a 2017, sendo 84.019KWh no consumo fora da ponta (período do dia de menor utilização). A mesma medida no PA Copacabana gerou redução de 40.800 KWh no consumo anual, e no Espaço Para Viver Melhor (EPVM), de 2.750KWh.
No que diz respeito ao uso de água, as unidades passaram a utilizar arejadores nas torneiras em diferentes momentos do último trimestre de 2018. No PA Copacabana, a iniciativa, implementada em outubro, tem gerado economia de 102m³ de água por mês, enquanto no PA Barra, o consumo diminuiu 67 m³/mês desde novembro. No EPVM, a redução mensal foi de 24 m³.
No Hospital Unimed-Rio, a grande novidade de 2018 foi o projeto de eficiência energética com foco na Central de Água Gelada – CAG e no sistema de ar condicionado, totalizando uma economia em energia de R$ 247 mil ao ano e R$ 20,5 mil ao mês. Um técnico especialista realiza, em tempo integral, os ajustes necessários para o funcionamento adequado dos aparelhos de ar condicionado.
Com isso, o consumo energético de todo o sistema, maior consumidor de energia do hospital, é otimizado e reduzido. O acompanhamento reduziu em 57% o tempo de funcionamento de 31 equipamentos de ar condicionado devido à programação horária dos aparelhos, por exemplo.
O Hospital também implementou diversas ações para redução do consumo/custo de água potável da unidade, alcançando uma economia de R$ 194 mil em 2018 em comparação com 2017. As ações contemplam:
. Inspeção para detecção de vazamentos nos banheiros dos quartos na troca de pacientes
. Ajustes na automação do funcionamento das torres de resfriamento do sistema de ar condicionado (maior consumidor individual do hospital)
. Substituição dos arejadores das torneiras por arejadores econômicos
. Monitoramento do consumo diário para avaliação e ações imediatas se necessário.
. Instalação de 32 painéis retentores de gotas nas torres de resfriamento do sistema de ar condicionado, reduzindo o desperdício e evaporação de água do sistema.