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Em outubro de 2018, a Unimed-Rio iniciou uma série de ações com o objetivo de garantir transparência, qualidade e agilidade nos processos que envolvem os prestadores, além de controle dos custos assistenciais. As melhorias são focadas em dois pilares: automação e gestão do paciente.

Confira as ações abaixo:

Com o objetivo de atuar de forma mais eficaz no acompanhamento das internações, foi criado o Núcleo de Gestão do Paciente Unimed-Rio, que conta com uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros e assistentes sociais da Unimed-Rio.

A equipe está, agora, presente no Hospital, acompanhando o estado do paciente, a procedência de solicitações, autorização e realização de exames e procedimentos, garantindo, junto com a equipe da unidade hospitalar, resolutividade das ações, celeridade e qualidade ao atendimento prestado. Os profissionais também realizam análise técnica e clínica de pedidos de prorrogação de internação, suporte domiciliar e alta assistida.

Com o Núcleo de Gestão do Paciente Unimed-Rio, espera-se criar um estreitamento do relacionamento entre as partes, buscando qualidade e melhor eficácia na construção da alta hospitalar.

Desde 15 de outubro, todos os hospitais passaram a validar a internação e a alta hospitalar do paciente, sendo elas eletivas ou de urgência. Para isso, receberam um leitor ótico sobressalente de cartão do plano. O cartão agora deve ser transacionado na entrada e na saída da unidade para que a validação seja realizada. Na entrada do paciente, a unidade terá um prazo de até 24 horas para registrar a data de internação. Já na saída do paciente, o prazo é de até 48 horas, quando deverá ser informada a data da alta. O prestador não conseguirá realizar o envio da conta pelo Produção Online caso a validação não tenha sido efetuada, tanto na internação quanto na alta, por isso, é importante que os clientes estejam portando o cartão do plano ao dar entrada no hospital.

Também desde outubro, as auditorias de contas in loco passaram a ser realizadas pelas empresas terceirizadas e a prorrogação passou a ser responsabilidade direta da Equipe de Gestão do Paciente Unimed-Rio, independentemente da classificação das contas.

Outra mudança importante é o limite de envio de parciais de internação de contas médicas de clientes Unimed-Rio (037) desde 1º de novembro de 2018. Os hospitais devem enviar, pelo Produção Online, até três parciais de 10 dias por mês, a partir da data final de cada parcial. Para as contas de clientes do intercâmbio (fora do Rio), não há limite de envio de parciais.

Também foi implementada a Auditoria Via Web, sistema criado dentro do Produção Online para otimizar o processo de faturamento e contribuir para a redução de papel, colaborando com a sustentabilidade. O software foi desenvolvido internamente pela Unimed-Rio e já está sendo utilizado em toda rede credenciada.

Evolução dos custos assistenciais

Evolução dos custos com OPME

Divisão dos custos médicos*

* Sem efeito da RN nº430/17, da ANS, cuja adoção fez com que as receitas e os custos dos clientes identificados como “habituais” em outras singulares do sistema Unimed deixem de impactar as Demonstrações Financeiras da Unimed-Rio e passem a ser contabilizados na respectivas singulares. Da mesma forma, os clientes de outras singulares que sejam considerados “habituais” para a Unimed-Rio passam, por sua vez, a fazer parte da Demonstração Financeira desta Cooperativa. É importante esclarecer que o referido efeito só se reflete na demonstração de resultado sem alteração das sobras/perdas, não afetando, por conseguinte, o fluxo de caixa de nenhum dos agentes econômicos.

Volume pago à rede hospitalar prestadora

Distribuição do custo em rede própria e grupos societários

Novos credenciamentos:

A rede credenciada da Unimed-Rio conta com 376 prestadores, sendo 82 hospitais e 294 serviços de apoio à diagnose e terapia (SADT). Em 2018, 23 novos prestadores passaram a fazer parte da lista. Eles representam mais opções para clientes que buscam atendimento em saúde e bem-estar. Confira também abaixo os prestadores excluídos.

Inclusões

Data de Credenciamento: 02/01/18

Data de Credenciamento: 01/02/18

Data de Credenciamento: 01/02/18

Data de Credenciamento: 12/03/18

Data de Credenciamento: 12/03/18

Data de Credenciamento: 19/03/18

Data de Credenciamento: 26/03/18

Data de Credenciamento: 26/03/18

Data de Credenciamento: 26/03/18

Data de Credenciamento: 02/04/18

Data de Credenciamento: 02/04/18

Data de Credenciamento: 02/04/18

Data de Credenciamento: 20/04/18

Data de Credenciamento: 26/04/18

Data de Credenciamento: 07/05/18

Data de Credenciamento: 01/06/18

Data de Credenciamento: 13/06/18

Data de Credenciamento: 09/07/18

Data de Credenciamento: 10/07/18

Data de Credenciamento: 01/08/18

Data de Credenciamento: 01/09/18

Data de Credenciamento: 01/09/18

Data de Credenciamento: 24/10/18

Exclusões

Data de Exlcusão: 12/04/18

Data de Exclusão: 12/04/18

Data de Exlcusão: 31/05/18

Data de Exclusão: 30/06/18

Data de Exclusão: 31/07/18

Data de Exclusão: 31/10/18

Data de Exclusão: 31/10/18

Data de Exclusão: 31/10/18

Data de Exclusão: 14/11/18

Data de Exclusão: 21/11/18

Data de Exclusão: 21/11/18

Data de Exclusão: 21/11/18

Data de Exclusão: 05/12/18