Support & Downloads

Quisque actraqum nunc no dolor sit ametaugue dolor. Lorem ipsum dolor sit amet, consyect etur adipiscing elit.

j j

Contact Info
New York +(123) 456 -7890 innovio@mikado-themes.com 184 Main Street Victoria 8007
Folow us on social
Com o Instituto Unimed-Rio, fundado em 2013, a Unimed-Rio amplia seu compromisso de incentivar transformações positivas com foco no desenvolvimento social e humano, na geração de conhecimento e na evolução da medicina. Em 2018, continuamos investindo em ensino e qualificação. Foram ministrados cursos e palestras em cerca de 300 temas, totalizando mais de 19 mil horas de treinamento.

Em março, a Unimed-Rio, por meio do Instituto, deu o pontapé inicial a um programa de treinamentos promovido em parceria com o IBKL nas unidades da rede própria: Hospital Unimed-Rio, Prontos Atendimentos Barra da Tijuca e Copacabana e do Espaço Para Viver Melhor (EPVM).

Ao longo do ano, foram realizados diversos cursos e workshops em 12 temas, com destaque para a metodologia de simulação realística. Os treinamentos contaram com 552 participantes. O IBKL é uma instituição focada na geração de soluções educacionais para capacitação de profissionais de saúde, através da montagem e suporte de núcleos de treinamentos em unidades de saúde e de ensino superior.

O Instituto Unimed-Rio também promoveu, em 2018, 25 sessões clínicas no Hospital Unimed-Rio. Voltado para colaboradores do Hospital, além de médicos cooperados, as sessões contaram com 794 participantes, um público médio de 32 pessoas por evento. As sessões abordaram temas como:

. Profilaxia de TEV – Igual para todos?
. Carcinoma hepatocelular
. Aneurisma de aorta abdominal
. Infecção do trato urinário: como tratar?
. Dor precordial em paciente jovem
. Atualização no tratamento da insuficiência cardíaca
. Trombolise no AVC
. Medicina Baseada em Evidências: análise crítica
. Tumor na coluna
. Síncope – abordagem inicial
. Angioplastia coronariana: identificando o paciente de alto risco e atualização das rotinas no pós-procedimento
. Prevenção de eventos cardiometabólicos na fibrilação atrial
. Sarampo
. Linhas do cuidado de Sepse, TEV, IAM e PNM
. Transplante cardíaco: checklist e caso clínico
. Reposição volêmica no paciente cirúrgico
. Protocolo de nefroproteção em exames de imagem

Residência Médica: Momento Histórico

Numa unidade hospitalar de ponta, os caminhos do atendimento de excelência e do desenvolvimento acadêmico devem ser complementares. Por isso, o dia 26 de fevereiro de 2018 representou um marco histórico. Na ocasião, foi realizada a formatura da primeira turma do programa de Residência Médica do Hospital Unimed-Rio, iniciado em 2016 e promovido pelo Instituto Unimed-Rio. Lucas Martins de Mattos e Rafael de Souza Henud (Cardiologia); Marina Souto da Silva Dias e Juliana Durães das Neves (Clínica Médica) foram os primeiros especialistas formados no Hospital Unimed-Rio.

Em novembro de 2018, o hospital abriu nove vagas para residência médica. Além de oportunidades em Clínica Médica e Cardiologia, a unidade, pela primeira vez, ofereceu vagas nas especialidades de Ecocardiografia e Radiologia. No total, 112 pessoas se inscreveram. Em 2018, sete médicos estavam cursando o Programa de Residência Médica da unidade.

O Instituto também ofereceu oportunidades para estudantes de Medicina. Em junho de 2018, foram abertas inscrições no Programa de Estágio em Terapia Intensiva do Hospital Unimed-Rio, voltado a estudantes do 9°ao 11° período de Medicina, que acompanham a rotina das unidades de terapia intensiva do Hospital (UTI Cirúrgica, UTI Cardiológica e UTI Geral). Foram oferecidas 200 vagas para o curso preparatório e 15 vagas para o estágio remunerado. No total, 146 interessados se inscreveram.

Fóruns e Simpósios: Parcerias com Grandes Marcas

Em 2018, o Instituto Unimed-Rio e o Grupo Dasa promoveram dois simpósios de atualização médica no Centro de Convenções do BarraShopping, na Barra da Tijuca. A parceria potencializa os resultados de um dos principais compromissos do Instituto: o fomento à geração de conhecimento.

No dia 23 de junho foi realizado o I Simpósio de Atualização Médica. Com a presença de 87 médicos, o primeiro ciclo de palestras abordou a atualização no uso racional de métodos diagnósticos complementares em medicina clínica – Tireoide, Osteoporose e Síndrome Metabólica/NASH.

No dia 29 de setembro, foi a vez do II Simpósio, cujo tema foi o uso racional de métodos de imagem em Cardiologia. O segundo ciclo, que contou com 55 presentes, abordou os seguintes assuntos: métodos de imagem na insuficiência cardíaca e miocardiopatias e métodos de imagem na doença arterial coronariana.

Os simpósios foram muito bem avaliados pelos médicos participantes, que perceberam sua relevância e qualidade em pesquisa realizada após o evento. As palestras dos dois eventos estão disponíveis no nosso canal no Youtube.

A Pfizer também foi uma grande parceira do Instituto, em 2018, em três importantes eventos. Em 1º de setembro, o Simpósio Boas Práticas em Medicina Perioperatória reuniu 27 participantes com o apoio da farmacêutica multinacional e também das empresas MSD e Aspen Pharma. No mesmo mês, dia 13, foi a vez do I Fórum de Sepse do Hospital Unimed-Rio, no Auditório do Hotel Promenade Link Stay. Com 96 presentes, entre médicos, enfermeiros , farmacêuticos e fisioterapeutas, o evento contou ainda com o apoio do Expressa Group.

Já entre os dias 9 e 11 de outubro, o Instituto e a Pfizer promoveram a Semana da TEV (Tromboembolismo Venoso), que contou com 79 participantes e apoio também da Daiichi-Sankyo. O Instituto ainda promoveu o III Fórum de Segurança do Paciente, em 4 de julho, que atraiu 75 pessoas.