Support & Downloads

Quisque actraqum nunc no dolor sit ametaugue dolor. Lorem ipsum dolor sit amet, consyect etur adipiscing elit.

j j

Contact Info
New York +(123) 456 -7890 innovio@mikado-themes.com 184 Main Street Victoria 8007
Folow us on social
A Unimed, maior cooperativa de saúde do mundo, surgiu da iniciativa de um grupo de médicos em adotar um modelo inspirado em princípios éticos, que desse ênfase ao papel social da medicina, garantindo a prática liberal da profissão e a qualidade do atendimento. Ao longo desses 47 anos de existência, o Grupo Unimed-Rio consagrou valores que hoje norteiam sua filosofia de administração e de operação e, na busca de materializá-los, passamos a seguir a Política Nacional de Responsabilidade Social Unimed.

Com o crescimento do Grupo Unimed-Rio e após a criação da Unimed-Rio Empreendimentos, a necessidade por um Código de Ética e Conduta próprio, adequado às novas e boas práticas de mercado e às leis de integridade, tornou-se mais evidente.

Por isso, em julho de 2018, foi lançado o novo Código de Ética e Conduta da Unimed-Rio, totalmente online. Ele traz as diretrizes éticas da cooperativa e norteia a conduta da empresa como um todo.

Seu principal objetivo é elevar, ainda mais, o nível de credibilidade entre as entidades que se relacionam com as empresas do Grupo Unimed-Rio, seus colaboradores e a comunidade na qual está inserida, produzindo um ambiente de negócios ético e produtivo.

Missão

Oferecer serviços de atenção à saúde que promovam o bem-estar e a melhoria na qualidade de vida.

Visão

Ser a melhor referência em soluções inovadoras de saúde.

Valores

. Transparência
. Participação
. Resolutividade
. Compromisso com a vida
. Ética
. Inovação

Destaques do Código:

Relacionamento com parceiros

Acreditamos em relacionamentos idôneos com parceiros e fornecedores

Conduta nas redes sociais

Cuidados que os colaboradores Unimed-Rio devem ter nos seus perfis sociais

Recebimento de cortesias

O que não é recomendado ao receber benefícios de parceiros

Canal de Integridade:

Em 2018, a Unimed-Rio foi além e criou também o Canal de Integridade. Disponível desde outubro, trata-se de um canal exclusivo para comunicação segura e, se desejado, anônima, de condutas que vão de encontro às diretrizes éticas do Grupo ou à legislação vigente.

As informações registradas no Canal de Integridade são recebidas pela Deloitte, uma empresa independente e especializada, assegurando sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação, sem conflito de interesses. Para registrar o relato, basta acessar a seção Contato > Canal de integridade no Código de Ética.

O lançamento do Canal demonstra a importância, para a Unimed-Rio, da integridade, transparência e responsabilidade nas relações com todos os seus públicos. Para a empresa, a informação verdadeira e honesta e o cuidado com a conduta ética de seus líderes e colaboradores são sempre valorizados.

Estatuto Social:

A Unimed-Rio possui ainda um Estatuto Social, onde estão previstos os direitos e deveres dos médicos cooperados, que atuam como donos e direcionadores de políticas e também como frente de trabalho. Suas escolhas são feitas em votação durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), instância máxima de decisão da empresa, que elege três conselhos por meio de voto direto, secreto e igualitário.

O primeiro é o Conselho de Administração, que possui cinco diretores executivos e 10 conselheiros vogais, e é renovado a cada quatro anos. Os outros são os Conselhos Fiscal (seis membros, sendo três efetivos e três suplentes, com renovação anual) e Técnico (sete efetivo e dois suplentes, renovado a cada quatro anos).

A Diretoria Executiva e os conselhos de Administração, Técnico e Fiscal têm papel estratégico dentro da estrutura de governança corporativa da Unimed-Rio. Em linhas gerais, cabe à Diretoria Executiva supervisionar, orientar, coordenar e impulsionar todas as atividades da cooperativa. Já o Conselho de Administração é responsável pela orientação geral e superior das atividades da Unimed-Rio.

O Fiscal é o órgão responsável pela supervisão e análise das demonstrações econômico-financeiras, enquanto o Técnico delibera sobre aspectos médicos e éticos da Medicina. Mensalmente são promovidas reuniões de cada conselho e, quando necessário, deliberam em reuniões extraordinárias.

Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva foi instituída durante a Assembleia Geral Ordinária em 2016 e tem seu mandato até 2020.

Romeu Scofano

Presidente

Denise Durão

Diretora Médica/Vice-Presidente

Katia Bello

Diretora Administrativa

William Galvão

Diretor Financeiro

Carlos Bichara

Diretor de Mercado

Conselho de Administração

Principais obrigações:
. Aprova o regimento interno da Unimed-Rio.
. Aprecia o Balanço Geral da cooperativa e o demonstrativo de contas de sobras e perdas.
. Aprova orçamentos, investimentos, encargos e planos de cargo e salários dos colaboradores.

Membros Vogais:
André Filipe Marcondes Vieira, Antonio Henrique Menezes Raposo de Almeida,
Carlos Eduardo Marques, João Luiz Schiavini, Casimiro Villela Junqueira Filho, José Manoel Alves de Oliveira, José Paulo Grillo Cabral, Liszt Palmeira de Oliveira, Maria Auxiliadora Jeunon Sousa e Renato Bastos Pereira.

Conselho Técnico

Principais obrigações:
. Assessora a Diretoria Executiva em assuntos de interesse da cooperativa.
. Emite parecer sobre propostas de admissão de cooperados, tendo em vista as normas estabelecidas pela cooperativa.

Membros Efetivos:
Andréa Pereira Guimarães, Arnaldo José Noronha Filho, Cecilia Bento de Mello Richard Ferreira, David Esquenazi, Jaime Augusto Ferreira Guedes, Lidia Cristina de Oliveira Guimarães e Vinicius Gomes da Silveira

Membros Suplentes:
Cláudia da Silva Lunardi e Ricardo Krapp Tavares.

Conselho Fiscal

Principais obrigações:
. Fiscaliza os atos administrativos da Diretoria Executiva e verifica o cumprimento dos deveres legais e estatutários.
. Opina e dá parecer sobre contas e resultados a serem aprovados e avalia se estão de acordo com as exigências legais, entre outros itens.
. Opina sobre as propostas do Conselho de Administração a serem submetidas à Assembleia Geral.

Membros Efetivos:
Alvaro Candido Nunes Sant’anna, José Wagner de Alencar Mota e Maite Trojaner Saloña Chimeno.

Membros Suplentes:
Conrado Cavalcanti Nogueira, José Candido Gonçalves da Costa e José Pereira Camargo.

Compliance

Para assegurar qualidade das decisões empresariais, existem departamentos de suporte e controle, como é o caso da Área de Compliance, criada em 2017. A área tem o objetivo de garantir o atendimento às regras de negócio, leis e regulamentos aplicáveis à Unimed-Rio, assim como a normas e processos internos.

Compliance tem como premissa a análise dos riscos operacionais para atender às demais áreas da cooperativa no auxílio ao atendimento de conformidades legais e interpretação de leis aplicadas à empresa e zelar pelo cumprimento das normas e procedimentos internos. Foi nessa área que foi criado, em 2018, o novo Código de Ética e Conduta.

A Área mantém um grupo aberto na rede corporativa da Unimed-Rio, o Workplace, chamado Via de Regra. Ele é configurado como grupo padrão e os colaboradores são incluídos automaticamente no fórum. Criado em 9 de fevereiro em 2018, o Via de Regra tem por objetivo divulgar as atualizações normativas e publicar regras e diretrizes aplicadas à Unimed-Rio, com foco na governança dos processos e rotinas operacionais, controles internos e mitigação dos riscos organizacionais.

Outras áreas importantes para o monitoramento de riscos, oportunidades e adequação são as áreas técnicas (Processos, Regulação, Atuarial e Produtos), o Comercial, a Ouvidoria e as áreas de Atendimento, entre outras. Estas instâncias, além de reportarem à alta administração alterações de cenário e operação, exercem o princípio de precaução: uma análise de impactos sobre os diversos stakeholders nos casos de modificações em produtos e serviços.

Central de Gestão de Contratos:

A unidade de Administração de Contratos passou a ser a Central de Gestão de Contratos, uma gerência, e, desde novembro de 2018, tem a missão de centralizar toda a gestão administrativa dos contratos da Operadora. A nova gerência irá desonerar as áreas médicas e de negócio das atividades que envolvam a gestão administrativa do contrato, do fornecedor e a gestão do pagamento de notas, sempre atuando com base nesse tripé. As áreas de negócio passam a ter o foco de gerir tecnicamente seus fornecedores, observando os serviços definidos nos contratos. A mudança começa por 18 áreas de negócio já mapeadas. Com essa implementação, vamos:

. Padronizar contratos
. Centralizar as informações sobre fornecedores e despesas
. Melhorar a gestão de fornecedores
. Dar maior liberdade às áreas para desenvolvimento de suas atividades centrais
. Gerar mais segurança e economia para a empresa

Novo Sistema de Gestão

Todo esse processo de governança corporativo precisa de um sistema robusto para acontecer. Para sustentá-lo, em 2018, foi lançado o novo sistema de gestão da Unimed-Rio, batizado de Ômega 3. Esse programa tem como objetivo a troca do NEO, considerado o coração de toda a operação e utilizado há mais de 10 anos pela cooperativa, por um novo software, o Top Saúde. Sua finalidade permanecerá a mesma, mas em um sistema mais atual e muito mais seguro.

Confira outros benefícios do novo sistema:

• Atualizar a Unimed-Rio de acordo com as melhores práticas do mercado
• Otimizar e reduzir custos
• Aumentar a maturidade em processos
• Aumentar a eficiência operacional
• Garantir controles internos e auditoria permanentes